A 5ª Edição do Turisapé pelo centro de Campinas será realizada no dia 10 de janeiro, com a proposta de incentivar a educação pela memória e a preservação urbana. O serviço foi criado pelo turismólogo Rômulo Schincariol da Silva, para pessoas interessadas em conhecer melhor a cidade, caminhando e com guia que conta detalhes da história da cidade e dos pontos turísticos visitados.
O passeio começa as 9h30 de sábado (10/01), saindo de frente a Prefeitura Municipal. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever antecipadamente no site www.romuloschincariol.com.br. Não existe idade mínima e máxima para participar e é recomendado que os participantes tenham o hábito de caminhar, levem garrafa de água, use roupas e calçados leves e confortáveis durante o percurso, e não esquecer o uso de Protetor Solar. Em caso de chuva, o roteiro será automaticamente cancelado.
Entre os locais previstos no roteiro da caminhada estão a Catedral metropolitana, o Palácio dos Azulejos, o Correio Central, o Antigo Cofre, o Mercado Municipal, a Igreja de São Benedito, o Monumento à Mãe Preta, a creche Bento Quirino, o antigo Cemitério dos Escravos Cativos, o Colégio Francisco Glicério, o centro Alan Kardec, o antigo hotel Campinas Palace, a praça Carlos Gomes, o edifício Itatiaia, o Clube Semanal de Cultura Artística, o Beco do inferno, a basílica N.S. do Carmo, a escola estadual Carlos Gomes, a praça Bento Quirino, o Marco Zero de Campinas, o Monumento Túmulo à Carlos Gomes e o Jockey Club Campineiro.
O Turisapé em Campinas foi criado em 2012 pelo então estudante de turismo campineiro Rômulo Schincariol da Silva. O objetivo é proporcionar a moradores e visitantes a oportunidade de conhecer a cidade, sua história, costumes e curiosidades. E, com isso, ajudar a preservar a história dos monumentos, complementar o conhecimento e vivência dos participantes e ampliar a tendência de preservar os locais históricos.